Conheça os graus Maçônicos Simbólicos da ordem

A Franco Maçonaria é uma ciência que tem como objetivo promover o aperfeiçoamento intelectual e social de seus membros por meio de ensinamentos filosóficos. Os Maçons livres e aceitos passam por uma série de aprendizados que visam à evolução, assim como em um ambiente acadêmico ou corporativo. As divisões hierárquicas estabelecidas na Maçonaria são denominadas "Graus Maçônicos".

Dentro da Irmandade, existem mais de 200 divisões de hierarquias escalonadas, denominadas "Ritos", sendo os Ritos de "York" e o "Escocês Antigo e Aceito" os mais praticados no Brasil. Os Graus Maçônicos mapeiam a evolução do membro em uma Loja, indicando em qual etapa de evolução ele se encontra em determinado Rito. No Rito Escocês Antigo e Aceito, existem 33 graus, sendo o mais alto grau o de Soberano Grande Inspetor Geral.

Os Graus Maçônicos são divididos em duas categorias: simbólicos e filosóficos. Neste texto, serão abordados os Graus Simbólicos, que adotam a Maçonaria de origem operativa e se referem aos três primeiros degraus na jornada de um Maçom: Aprendiz, Companheiro e Mestre.

O Grau de Aprendiz Maçom simboliza o nascimento e representa o primeiro contato do recém iniciado com o Simbolismo Maçônico. Nessa etapa, ocorrem ensinamentos sobre as funções que devem ser exercidas pelos membros no Templo, de acordo com suas posições hierárquicas. O Aprendiz deve estar sempre pronto para aprender, desenvolver virtudes esperadas de um Maçom livre e aceito e rejeitar os vícios e paixões do mundo profano.

O Grau de Companheiro Maçom representa a vida e é a fase madura do Aprendiz. Nessa fase, o dever do Irmão é polir sua Pedra Bruta para transformá-la em Pedra Cúbica, utilizando novas ferramentas de trabalho que irão ajudá-lo a desenvolver sua ciência maçônica e dominar as sete artes e ciências liberais.

Após desenvolver essas competências, o Irmão chega ao Grau de Mestre Maçom, que representa o fim de um ciclo e a "Plenitude Maçônica". Esse é o grau mais elevado nas Lojas Simbólicas, e o Mestre Maçom pode ocupar qualquer cargo dentro da Instituição Maçônica, pois possui conhecimento superior acerca da história e dos objetivos da Ordem.

Os Graus dos Ritos são caminhos pelos quais um Maçom deve percorrer para atingir a perfeição em seus conhecimentos sobre a Ordem, a fim de dedicar suas vidas maçônicas à propagação das filosofias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.